🔗 Fim de ano: tempo de renovar os votos

O ano se encerra e eu te convido a revisitar as tuas escolhas

Acredito muito no nosso poder de escolha para tudo nessa vida. E, se não posso mudar algo neste momento, posso tomar a decisão de iniciar a construção dessa mudança.

O ano se encaminha para o encerramento e eu te convido a revisitar as tuas escolhas e, se você se encontra em uma posição de influência (liderança ou gestão) no trabalho, de convidar colegas e colaboradores da equipe a revisitarem as suas.

Com relação ao trabalho, a reflexão é de que, se mantidas as atuais condições, quero continuar fazendo parte deste projeto. 

- Eu quero continuar trabalhando aqui? E a resposta aqui é muito objetiva: sim ou não, e considera apenas o teu querer.

Se a resposta for sim, você renova os teus votos com o projeto, aceita as condições, e te dedica a atender as expectativas e entregas sob sua responsabilidade. Foi uma escolha, lembra?   

Se a resposta for não, você sai do projeto – com responsabilidade, construindo as condições necessárias para esta saída dentro do tempo necessário para isso. Novamente, escolha.

Essa reflexão serve para o bem de todos: 

  1. o teu, que toma as rédeas da tua carreira e evita terceirizar a tua insatisfação para a empresa, ou que reconhece os benefícios de permanecer e tem a oportunidade de se dedicar ainda mais;

  2. da empresa, que mantém em seu quadro de colaboradores apenas pessoas que querem estar ali;

  3. dos colegas, que irão conviver e compartilhar o trabalho com uma pessoa consciente, que escolheu estar ali, e que não passará o dia se queixando;

  4. dos clientes (internos ou externos), que serão atendidos por um colaborador engajado.

 Note que não querer ficar e ficar não é alternativa; que ficar, reclamando, não é alternativa. 

E, se você é gestor(a) de uma equipe, pode fazer conversas individuais de fechamento/início de ano de forma muito honesta, apresentando os planos, estratégias e desafios para o próximo ano, reconvidando as pessoas da sua equipe a continuarem a fazer parte do projeto. Isso abre espaço para conversa e reflexão, e pode ser uma excelente oportunidade para reconexão.

Nada é mais prejudicial para qualquer relação do que ter pessoas que já não querem mais fazer parte dela.