📚 Não seja um resumo. Seja uma Barsa inteira

Não seja um resumo. Seja uma Barsa inteira 📚

De que forma buscar novas experiências pode auxiliar no teu desenvolvimento profissional?

Ao acordar, a família. Na empresa, os colegas de trabalho. À noite, os colegas de curso. A rotina limita nosso repertório a uma quantidade reduzida de opiniões, pontos de vista, experiências e oportunidade de aprendizado.

E o que eu quero dizer por repertório? 🤔

Repertório é tudo aquilo que você adquire como “bagagem” ao longo da vida e que você carrega em sua “mala”: lugares onde esteve, suas referências familiares, amigos, onde trabalhou, onde estudou, livros, restaurantes, cursos, amores... tudo o que contribuiu para compor a pessoa que você é hoje.

Eu sei que, ao olhar para trás, isso deve parecer muito. Mas, e hoje? Como está a tua ampliação de repertório atual?

Quais gêneros de filmes e séries você assiste? Quais os estilos musicais que mais ouve?

Quando tira férias, vai sempre para um lugar com praia? Ao sair para jantar, sempre o mesmo estilo de restaurante? Os cursos são sempre na tua área de trabalho ou formação?

O humano gosta do conhecido, do familiar, do confortável. Facilmente temos os nossos lugares favoritos, as nossas pessoas favoritas, os nossos assuntos favoritos. Porque o diferente exige mais atenção, mais penso, e ativa o nosso olhar crítico: “Hum, será que gosto disso? Será que isso é bom pra mim? Será que faz sentido?” Muito mais fácil seria ficar com o que eu já experimentei e validei.

E por que ampliar o repertório auxiliaria no desenvolvimento profissional?

Experimentar algo novo mexe com as mesmas áreas do cérebro responsáveis pela criatividade, capacidade de resolver problemas e senso crítico: habilidades muito valorizadas em qualquer área profissional, certo?

Quem consegue lidar com a expectativa e o desconforto de uma nova experiência também lida melhor com opiniões diversas, com outros pontos de vista, e está mais aberto a mudanças.

Que tal fazer aulas de culinária, ou de pintura em aquarela?

Se você ama praia, talvez tirar as próximas férias no campo?

Filmes de suspense podem continuar sendo os teus preferidos, mas você poderia dar uma chance para as comédias românticas?

Machado de Assis tem teu coração? Ele não vai se achar traído se você se aventurar por um Dostoievski.

Adotar a lente da ampliação de repertório é um caminho sem volta: vira e mexe você se pega se provocando a buscar, tentar e  experimentar algo novo.

Quando foi a última vez que você fez algo pela primeira vez?