- Elos Fortes por Sheila Sampaio
- Posts
- 🔗 Ansiedade e feedback: qual a relação?
🔗 Ansiedade e feedback: qual a relação?

Ansiedade significa o estado emocional frente a um futuro incerto e perigoso no qual um indivíduo se sente impotente e indefeso, ou sentimento e sensação de intranquilidade, medo ou receio (Dicionário Michaelis Online) e, segundo a OMS - Organização Mundial da Saúde - os brasileiros são os mais ansiosos do mundo.
A ansiedade, é claro, existe por um motivo: ela nos coloca em estado de alerta para que possamos evitar que algo de ruim nos aconteça. O psicólogo Rollo May escreveu em 1967: “Já não somos vítimas de tigres e mastodontes, mas da baixa autoestima, do ostracismo do grupo ou da ameaça de perder a luta competitiva. A forma da ansiedade mudou, mas a experiência permanece mais ou menos a mesma”. Ou seja, mesmo que não estejamos mais sendo perseguidos por perigosos predadores, somos perseguidos pela ameaça à segurança da nossa família, pela instabilidade no trabalho ou pelo medo frente às variações econômicas do país – preocupações que provocam as mesmas reações físicas e neurológicas.
A ansiedade é, então, a expressão do medo que sentimos pelas incertezas do futuro. Em algumas situação esse medo é perfeitamente racional mas, em outras, nem tanto.
A ansiedade gera medo e, com medo, o ser humano se torna imprevisível: pode entrar em um estado de defesa, de ataque ou de fuga; pode esconder falhas; pode evitar se expor para não cometer erros; e pode considerar o ambiente e todos à sua volta uma ameaça. Mas você, líder, tem uma poderosa ferramenta para te auxiliar a baixar os níveis de ansiedade das pessoas da sua equipe, ao menos ao que se refere ao seu desenvolvimento e desempenho no trabalho: o feedback.
O feedback auxilia na redução da ansiedade no ambiente de trabalho na medida que preenche as lacunas do “não saber” das pessoas com informações claras do que aconteceu e do que deve acontecer para que seu desempenho seja considerado satisfatório.
O gestor que não tiver tempo para fornecer feedback terá que encontrar tempo para lidar com as consequências da ansiedade do time. É sempre uma escolha.
