- Elos Fortes por Sheila Sampaio
- Posts
- đ Autoconfiança: habilidade dos generosos
đ Autoconfiança: habilidade dos generosos

Eu sei que pode parecer contraditĂłrio dizer que desenvolver autoconfiança Ă© um ato de generosidade, ainda mais quando muitos de nĂłs fomos estimulados e ensinados a sermos âhumildes e pobrinhosâ. Como assim? Ora, alguĂ©m elogia a nossa roupa e logo surgem duas possibilidades de resposta padrĂŁo: a) comprei na loja tal, foi baratinha; ou b) Ă s ordens. Vai me dizer que isso nĂŁo Ă© o mais comum?
Recebemos um elogio e quase nos desculpamos por isso ou, ainda pior, ofendemos a pessoa que faz o elogio acusando-a de interesseira (âĂ s ordensâ significa que vocĂȘ pensa que a pessoa elogiou querendo te pedir a roupa emprestada, nĂ©?).
Pois bem, esses e outros comportamentos exemplificam a cultura do âhumilde e pobrinhoâ na qual nos desenvolvemos e demonstram as barreiras que precisamos enfrentar para desenvolver nossa autoconfiança.
Mas voltando ao tópico inicial: por que desenvolver autoconfiança é um ato de generosidade? Porque, sem autoconfiança, o ser humano sente medo e, com medo, não se relaciona com as outras pessoas na sua melhor versão.
Se vocĂȘ convive com uma pessoa agressiva saiba que, provavelmente, estĂĄ na presença de alguĂ©m com baixa autoconfiança. Pessoas autoconfiantes nĂŁo sentem a necessidade de agredir ninguĂ©m. JĂĄ, para quem tem autoconfiança baixa, o ataque Ă© a melhor defesa â atĂ© um coelhinho, sentindo-se ameaçado, vai tentar morder.
E a autoconfiança não poderia nos levar à soberba ou arrogùncia? Poderia, em excesso. Mas estamos falando aqui do ser humano funcional, que reconhece seus talentos e pontos fortes e com humildade sabe muito bem em quais habilidades, situaçÔes e comportamentos ele ou ela não arrasa.
O convite Ă© para que vocĂȘ aĂ se aproprie das tuas competĂȘncias, habilidades e talentos e reconheça que Ă© bom ou boa nisso.
Ter autoconfiança permite que possamos nos relacionar com as outras pessoas em uma versĂŁo segura de nĂłs mesmos, sem agressividade, reatividade e resistĂȘncia- e isso Ă© um grande ato de generosidade.
