- Elos Fortes por Sheila Sampaio
- Posts
- 🔗 Seja um bom coadjuvante
🔗 Seja um bom coadjuvante

Seja um bom coadjuvante
“Seja o protagonista da sua história!” Que atire o primeiro coach, digo, a primeira pedra quem nunca ouviu essa frase. E não vou me alongar sobre ela porque novidades, convenhamos, não há nenhuma.
Agora: e sobre ser um bom coadjuvante na história dos outros? Ser aquele personagem secundário que sabe entrar e sair de cena na hora certa, que valoriza o outro e entende quando o brilho não é seu?
Vou deixar alguns clichês sobre ser um bom coadjuvante para marcar meu ponto:
- Você é madrinha de casamento e melhor amiga da noiva? Ok. Ela é a noiva. A noite é dela.
- Você é a namorada do formando e ama ele mais que tudo. Ok. Ele é o formando. A noite é dele.
- Você é vó e é dia de chá- revelação? Ok. Seu filho é o pai. É o dia dele e de sua esposa.
Tem gente que não suporta ser coadjuvante. Mas o fato é que nossas vidas – nas quais, por óbvio, somos os protagonistas - são muito mais ricas, interessantes e funcionais quando temos bons coadjuvantes ao nosso lado. Gente que não compete: contribui. Que faz a cena acontecer, mesmo quando não é a estrela principal.
- Aquela amiga que te empresta o vestido, vê todo mundo te elogiando na festa...e não conta pra ninguém que o vestido é dela.
- O crush (namorado/a, esposa, marido) que faz o almoço/churrasco pro teu grupo de amigos, te deixa sentado conversando e relembrando histórias antigas, enquanto garante que tá todo mundo de copo cheio.
- O gestor que faz questão que a equipe apresente os projetos e fique com os aplausos.
- O colega que te lembra de todos os teus acertos quando a síndrome de impostora resolve aparecer depois de um tropeço.
- Quem cita o teu nome em uma sala com boas oportunidades.
Ser um bom coadjuvante é uma arte e, não por acaso, uma categoria premiada com um Oscar. E quem domina essa arte, quase sempre, também sabe ser protagonista de um jeito mais generoso e inspirador.
Ser grande é saber quando brilhar, e quando aplaudir.
